CONTADOR

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Aos professores, com carinho!!!

Parabéns, Professor!!!
não só por este dia, mas por toda a sua dedicação,
pois em muitas manhãs, tardes e noites você já não
conheceu, a palavra descanso,
dando sempre o melhor de si.



VISITA AO ITAÚ CULTURAL
O evento ofereceu a nossos alunos oportunidade de apreciarem obras criando um interesse e amnpliando seu repertório cultural.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Dia das Crianças


Que todos nós juntos possamos fazer existir não apenas um "Dia da Criança", mas que todos os dias sejam delas e que sejam dias felizes, de paz, de amor, de saúde e de igualdade de direitos!!!

Dia da Criança por Rubem Alves


É possível que você tenha comprado brinquedos para os seus filhos. Mas sugiro que aquilo que seu filho ou filha mais deseja é ter você como companheiro de brinquedo. Não me esqueço da imagem triste de um pai, numa manhã de domingo, empurrando o filho no balanço com a mão esquerda enquanto lia o jornal que segurava com a mão direita. Para aquele pai, brincar com o filho era um sacrifício. Para ele o importante eram as notícias do jornal. A infância passa rapidamente. Logo logo a única coisa que restará será o jornal na mão direita e o vazio na mão esquerda.

No congresso distribuíram uma página com os "Dez Direitos Naturais das Crianças" que quero compartilhar com vocês.
"1. Direito ao ócio: Toda criança tem o direito de viver momentos de tempo não programado pelos adultos.
2. Direito a sujar-se: Toda criança tem o direito de brincar com a terra, a areia, a água, a lama, as pedras.
3. Direito aos sentidos: Toda criança tem o direito de sentir os gostos e os perfumes oferecidos pela natureza.
4. Direito ao diálogo: Toda criança tem o direito de falar sem ser interrompida, de ser levada a sério nas suas idéias, de ter explicações para suas dúvidas e de escutar uma fala mansa, sem gritos.
5. Direito ao uso das mãos: Toda criança tem o direito de pregar pregos, de cortar e raspar madeira, de lixar, colar, modelar o barro, amarrar barbantes e cordas, de acender o fogo.
6. Direito a um bom início: Toda criança tem o direito de comer alimentos sãos desde o nascimento, de beber água limpa e respirar ar puro.
7. Direito à rua: Toda criança tem o direito de brincar na rua e na praça e de andar livremente pelos caminhos, sem medo de ser atropelada por motoristas que pensam que as vias lhes pertencem.
8. Direito à natureza selvagem: Toda criança tem o direito de construir uma cabana nos bosques, de ter um arbusto onde se esconder e árvores nas quais subir.
9. Direito ao silêncio: Toda criança tem o direito de escutar o rumor do vento, o canto dos pássaros, o murmúrio das águas.
10. Direito à poesia: Toda criança tem o direito de ver o sol nascer e se pôr e de ver as estrelas e a lua." E aí eu pedi às crianças licença para acrescentar o décimo primeiro direito: "Todo adulto tem o direito de ser criança..."

Desejo que você, nesse "Dia das Crianças", redescubra a delícia que é ser criança. Porque, como disse Fernando Pessoa, "Grande é a poesia, a bondade e as danças... Mas o melhor do mundo são as crianças".
(Fernando Pessoa, Obra Poética 189)

RUBEM ALVES

Biografia

Rubem Alves é educador, escritor, psicanalista e professor emérito da Unicamp.