CONTADOR

sábado, 28 de maio de 2011

ROMEU E JULIETA

PINÓQUIO

OS ANIMAIS DO MUNDINHO


O LOBO E O CÃO

O LEÃO, A FEITICEIRA E O GUARDA ROUPAS

MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA


MARIA VAI COM AS OUTRAS


JOÃO E MARIA


A VERDADEIRA HISTÓRIA DE CHAPÉUZINHO VERMELHO


CONTOS DE FADAS


FÁBULAS


HISTÓRIAS DE LAMPIÃO


quarta-feira, 25 de maio de 2011

FESTIVAL DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Na EMEF. Coelho Neto os alunos são a platéia na “Contação de Histórias”, onde os professores vestem-se a caráter e fazem toda a encenação de um livro, tiveram momentos de lazer e cultura. " Foi muito gratificante levar arte e cultura".


Os alunos também ajudaram na confecção do cenário.







CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

A arte de contar histórias é uma prática milenar que se teve seu ínicio desde os primórdios da humanidade por meio da tradição oral, sendo intensificadas na Grécia Antiga e no Império Árabe – por meio das famosas histórias presentes na obra “As mil e uma noites”, contadas por Sherazade. Essa arte amplia o universo literário, desperta o interesse pela leitura e estimula a imaginação através da construção de imagens interiores. Narrar uma historia será sempre um exercício de renovação da vida, um encontro com a possibilidade, com o imaginário e o desafio de, em todo tempo e em todas as circunstâncias de construir um final a maneira de cada leitor/ouvinte.
A contação de histórias age na formação da criança em várias áreas. Contribui no desenvolvimento intelectual, pois desperta o interesse pela leitura e estimula a imaginação por meio da construção de imagens interiores e dos universos da realidade e da ficção, dos cenários, personagens e ações que são narradas em cada história.
Outro ponto em que atua é no desenvolvimento comunicativo devido a sua provocação de oralidade que leva a criança a dialogar com seus colegas ouvintes e a (re)contar a história para seus amigos que não estavam presentes naquele momento. Com isso também é desenvolvida a interação sócio-cultural da criança ao proporcionar essa interação entre crianças e a criação de laços sociais e formação de gosto pela literatura e artes. A criança recebe influência até em seu desenvolvimento físico-motor, devido a manipulação do corpo e da voz de que faz uso ao ouvir e recontar as histórias.

As histórias também desenvolvem uma função de construção de conhecimento social da realidade junto a formação de valores e conceitos, pois embora seja ficção, o texto literário tem o poder de revelar a realidade social e até desmascarar suas mentiras, de forma que “a ficção pode ser mais real que o que se quer real, e o real pode ser mais ficcional que o que se quer ficcional” (Roland Barthes). Em uma sociedade tecnicista como a sociedade atual, contar e ouvir histórias é uma possibilidade libertária de aprendizagem e uma atividade de suma importância na construção do conhecimento e do desenvolvimento ético e significativo da criança enquanto ser humano.