CONTADOR

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

CORDEL E GEOGRAFIA


Cordel e Geografia
Um encontro sem igual
Juntando ciência e poesia
Fica muito mais legal
Entender nosso país
Que é tão desigual.

Profª Nilza Nunes


A literatura de cordel nordestina é uma manifestação da cultura popular tradicional, também chamada de folheto de romance. Nascida no interior do nordeste espalhou-se por todo o país, pelo processo migratório do sertanejo nordestino. De conteúdo muito diverso, essa literatura oral que abrange inúmeras modalidades, comemorou cem anos no Brasil. O folheto é uma forma tradicional de impressão. As capas, geralmente são feitas em xilogravura. Não devemos confundir esta manifestação brasileira com aquela que era feita em Portugal que tinha este nome por ser pendurada em barbantes...







Minha Irmã

Minha irmã é um sucesso
Ela é sem comparação
Trabalha e estuda
E não arruma confusão
Ela tem um namorado
Que ama de paixão.

Arruma o cabelo
Mas não vai para o fogão
Só vai a escola
Pra fazer sua lição
Cumprimenta as amigas
Que lhes dá atenção.



Não gosta de brigar
Mas bate no meu irmão
Paciência ela não tem
Mas tem um bom coração
Faz tudo com cuidado
Alegria e emoção.

No final de semana
Faz teatro e canto
Corre tanto a menina
Que até me espanto
E faço esse cordel
Pra quem admiro tanto.


(José Edson Cândido da Silva, Bianca da Silva Dantas e Bruno André Freitas -2009- 6ªB)


O Meu Lugar

O lixo urbano
Pode ser reciclado
Se nos conscientizar-nos
Tudo isso pode ser mudado
Se tiver oportunidade
Vai ser tudo transformado.

Mas por aqui não fazem isso
É muito raramente
Faça você assim mesmo
Não seja como essa gente
Não pense duas vezes
Então faça constantemente.

A poluição é presente
Aqui, e em todo lugar
Se quisermos que melhore
Temos que racionar
Em algo que faça logo
Boa parte acabar.

O trânsito é estressante
Ocorre em qualquer lugar
Não tem como fugir dele
Não tem hora prá começar
As pessoas ficam nervosas
E não tem hora prá acabar .

Leonardo de Souza Munhoz Savoine e Erik Marlon Albacete Moraes -2008- 8D


Meu Lugar - Lazer

Gostamos da escola
Onde iremos aprender
Coisas para o futuro
Que precisamos ver
Nosso Coelho Neto
Não iremos esquecer

Existem certos coisas
Que ainda pretendo ver
Mas com insegurança
Nós deixamos de fazer
Em um país mais seguro
Nóse queremos aprender.

Gosto dos meus amigos
Vivem no meu coração
Sempre estamos juntos
E linda nossa união
A inveja existe
Mas eu não ligo não.

Eu amo minha família
Nela tenho esperança
Vivendo e aprendendo
Faz crescer confiança
Para nossa convivência
Temos uma aliança.

Adoro ir ao shopping
Onde iremos gastar
Em roupas e acessórios
Par nos embelezar
Assistir os filmes
E nos emocionar.

Adoro minha casa
Quero privacidade
Não gosto que me atrapalhem
Pois quero liberdade
Entre, sente e relaxe
E fique a vontade.

Adoro jogar bola
Para mim é especial
Gosto de jogar futebol
Porque acho radical
Faço muitos gols
E acho muito legal.

Silvia Andréia Trindade da Conceição
Kaio Henrique Lugato Santos
Gabriela Cristina Geroncio- 8D (2008)


Meu Lugar

No Parque Boa Esperança
Nem tudo é perfeição
Tem muita maldade
E muita desunião
Mas não podemos esquecer
Que também tem educação.


O que está estragando
É essa poluição
Estão nas ruas e avenidas
Prejudicando a população
Isso não pode continuar
É um problemão!


Essa poluição tá demais
Aonde você vai tem lixo
Isso prejudica a todos
Os lixeiros não vão dar conta
Vamos ter que chamar um guincho!


Vamos separar o lixo
Prá fazer a reciclagem
Aposto que você pode
E não pense que isso é bobagem
Pois ajuda todo o mundo
A ter mais longevidade.


Jaqueline Costados Santos Antonio 8ºB (2008)



Talentos da nossa escola

Estes meus alunos são
De fato muito brilhantes
Fizeram destes cordéis
Obras interessantes
Dos seus ídolos falaram
E foram bem elegantes.

Talvez da próxima vez
Você se anime também
E faça parte da turma
Que muito talento tem
Eles tiveram trabalho

Isso não nego a ninguém.

Foram batalhadores
Insistiram em chegar
Hoje os seus trabalhos
Todos vão admirar
Isso nos dá orgulho
Faz nossa escola Brilhar.

Parabéns!
Profª: Nilza Nunes

0 comentários:

Postar um comentário