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quarta-feira, 22 de setembro de 2010

PROTAGONISTAS DO LER E ESCREVER

A realização deste trabalho é parte dos resultados obtidos no Projeto Protagonistas do Ler e Escrever, realizado durante os anos de 2008 e 2009 em nossa escola.
Reunimos alguns textos escritos por nossos alunos nas aulas de geografia, que demonstram que escrever, expressando ideias, conceitos, informações, e sensações, de maneira clara e coesa e coerente, é possível mesmo que o aluno não tenha ainda se apropriado de todas as ferramentas da língua escrita.
Expressar-se por escrito causa medo, e as dificuldades para transpor da linguagem coloquial para uma linguagem mais formal exige um vasto conhecimento de normas e regras que vão sendo construídas ao longo do tempo.
Entretanto, mesmo sem o domínio pleno das normas e regras da linguagem escrita, os alunos devem ser estimulados a escrever e uma das ferramentas utilizadas por nós para incentivar e motivar a construção da capacidade leitora e escritora é a literatura de cordel, que tem suas raízes na oralidade e na cultura popular.
Ouvir e ler o cordel por si só já fornecem aos alunos a certeza de que existem várias formas de expressão artísticas através da palavra e que o cordel está ao alcance de todos, principalmente pela sua simplicidade e sua proximidade com a linguagem popular.
Contudo construir um cordel exige dos alunos uma série de habilidades que vão sendo construídas e utilizadas de maneira criativa, como construção simétrica do verso e a utilização de rimas, que exigem a busca de palavras que muitas vezes não fazem parte do seu vocabulário. Isso ocorre de forma natural e espontânea.
Estas entre outras são algumas das contribuições que o cordel traz a formação do aluno escritor.

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